O Fórum Internacional Cinemática IV: Brasil em tela: Modernismo, vanguardas e o cinema – em edição híbrida, presencial e virtual – pretende incentivar uma reflexão aprofundada sobre a história do Brasil através de seu cinema como ferramenta de afirmação de identidade do povo brasileiro, com uma mirada acurada sobre às questões da linguagem cinemática, contando com a participação de grandes especialistas nacionais e internacionais.
16 de Agosto de 2022
9h. Abertura com a presença da diretoria da ECA USP, Profa. Dra. Brasilina Passareli e Prof. Dr. Eduardo Monteiro; Apresentação da temática do evento pela Profa. Dra. Giselle Gubernikoff (ECA-DIVERSITAS).
10h. Conferência inaugural – Professor Emérito Prof. Dr. Ismail Norberto Xavier (ECA USP): Sobre a Semana de Arte de 1922, sua programação e o cinema da época.
14h. Palestra Prof. Dr. Adilson Ruiz (UNICAMP). Apresentação de seus documentários ” Cem Oswald Anos: Videovida de um Poeta (1990)” e “Mario, um homem desinfeliz” (1993), seguido de debate.
17 de Agosto de 2022
10h. Palestra com Prof. Dr. Carlos Roberto de Souza (Universidade de São Carlos): Sobre Humberto Mauro.
14h. Palestra com Alex Swart (CSUN): O design de posters para filmes em Hollywood e a produção de posters para a premiação do Oscar.
16h. Palestra com Alain Fresnot (montador): O filme documentário “Amigo Arrigo”.
18 de Agosto de 2022
10h. Mesa 1: Do Teatro Experimental do Negro às Novas Vanguardas do Teatro Negro
com as convidadas:
Adriana Paixão (Cia. Capulanas de Arte Negra) – online;
Lucélia Sergio da Conceição (Cia. Os Crespos);
Salloma Salomão (FFLCH USP) – mediadora.
11h. Mesa 2: Teatralidade Popular na Vanguarda do Teatro Periférico
com as/os convidadas/os
Monilson dos Santos Pinto (Mony Tolonã) Nego Fugido – Bahia – online;
Antonio Cleydson da Silva Catarina (Teatro Terreiro Encantado);
Vitor Israel Trindade de Souza (Teatro Popular Solano Trindade);
Naloana Lima (DIVERSITAS – Grupo Clariô de Teatro) – mediadora.
14h. Mesa 3: Cinema Negro – A Imagem Social do Negro no Cinema e na TV
Profa. Dra. Rosane Borges (ECA USP);
Naruna Costa (atriz, diretora, cantora e compositora);
Gisleide Santos (DIVERSITAS) – mediadora.
16h. Mesa 4: Descolonização do Olhar no Cinema Brasileiro
Priscila Maria (Cineasta);
Francine Moura (Diretora de Arte);
Herlon Miguel (Administrador, Ativista, Especialista em Comunicação- UFBA), Fundador da Ative a cidadania e Negrito Lab;
Gisleide Santos (DIVERSITAS) – mediadora.
19 de Agosto de 2022
10h. Mesa 1: Cinema indígena no Brasil
Prof. Dra. Ana Lúcia Ferraz (UFF);
Ivan Soares David (DIVERSITAS) – Realidade Virtual: Recursos para a Antropologia Visual;
Profa. Dra. Célia Tolentino (UNESP/ Associazione Jacarandá Studi Brasilianisti) – Olhar divergente: a potência política do cinema indígena – online;
Prof. Dr. Edson Luiz de Oliveira (DIVERSITAS) – mediador.
14h. Conferência: Indigenous Film / A importância do audiovisual na luta pelo território
Lisette Marie Flanary (Universidade do Havaí) – online;
Hiparidi Top’tiro (Associação Warã – Xavante) – online.
17h. Mesa 2: Vanguardas Urbanas e a Educação Audiovisual
Prof. Ms. Daniel Perseguim (PGEHA-USP) – mediador;
Well Amorim (@MalokaFIlmes; EICTV);
Profa. Ms. Natalie Hornos (UCM-Es ; Estudios Latinoamericanos – Universidad Andina Símon Bolívar);
Vito Ribeiro (@WitnessBr) – Online.
19h. Encerramento: Performance Artística como Processo de Pesquisa
“No Hay Banda”
Itamar Vidal Jr. (IA-UNICAMP) – clarineta improvisos e efeitos;
Cássia Carrascoza (CMU-USP) – flautas, improvisos e efeitos;
Ricardo Stuani (University of Canterbury, Nz) – percussão;
Roberto Gava – mixagem e manipulações em tempo real;
Daniel Perseguim (PGEHA-USP) – programação visual;
Ivan David (Diversitas-USP) – programação visual.