II Fórum Internacional Cinemática

A experiência sensível característica da linguagem cinemática ficou por longo tempo limitada às projeções sobre uma superfície branca, seguindo o modelo do espetáculo teatral – onde os espectadores permaneciam estáticos, confinados em seus assentos numerados. Após a criação do tubo catódico, que irradiava imagens num ambiente doméstico e privado muito mais propenso à dispersão do que à reflexão coletiva, venceu o conforto da TV.
A tecnologia eletrônica evolui em resolução até equiparar-se e diferenciar-se da qualidade obtida com as películas das salas de cinema, os aparatos fotográficos e digitais e da espacialização sonora.
Hoje vivemos tempos de “pós-cinema”, que proporciona um retorno à experimentação e novas formas de apreciar e utilizar as imagens em movimento.
Um novo salto tecnológico prenuncia-se: os aparatos digitais como luvas e capacetes introduzem novas possibilidades de experimentações que vão muito além da tela, que agora se encapsula e se individualiza. Tudo isso para maximizar a sensibilidade e a participação do espectador que se converte em experimentador de sensibilidades inusitadas.
Para além da tela de cinema, a digitalização, a mobilidade no espaço e a convergência das linguagens colocam novos desafios que são discutidos nesse fórum, bem como as formas ideais de curadoria e divulgação do pós-cinema em ambientes virtuais.
Como instituições, cinematecas e museus dedicados à preservação da arte estão reagindo frente à transformação da linguagem cinemática?
Programação:
08 de outubro – terça-feira:
09h30: Abertura
Prof. Dr. Eduardo Monteiro (Diretor ECA-USP)
Prof. Dr. Claudio Maburac
Profa. Dra. Silvia Laurentiz (CAP-ECA-USP)
Profa. Dra. Giselle Gubernikoff (CAP-ECA/EACH-USP)
Prof. Dr. Edson Luiz de Oliveira (GP Cinemática)
10:30h: Conferência Internacional
Post-Cinema: Discorrelated Images, Algorithmic Affects, and the Hyperinformatic Environment
Prof. Shane Denson (Stanford-USA)
Mediação: Profa. Dra. Giselle Gubernikoff (ECA-USP)
14h30: Mesa Redonda
Meta-autoria na Telearte e a mídia eletrônica: integração das linguagens artísticas nos anos 1960 Prof. Dr. Artur Matuck (ECA-USP)
Profa. Dra. Silvia Meira (MAC-USP)
Mediadora: Prof. Ms. Paula Perissinotto (ECA-USP, FILE)
16h30 – Mostra de Curtas-Metragens Cena Jovem
Exibição de filmes elaborados no curso de Produção Audiovisual e Periféricos do Departamento de Artes Plásticas (CAP-USP) e por jovens produtores de SP.
Bate-papo com cineastas, produtores e artistas
Profa. Dra. Giselle Gubernikoff
Filmes (CAP-USP):
Para Além de Mim, Ruínas Digitais, Era uma Vez a Noite, A Caixa, Purpurina, Destino, Corello, Zona SSP, Al Sugo, Lacunas, Aurora.
Filmes Jovens:
O Que Ela Disse? (Instituto Criar de TV e Cinema),
FDS Pesadão (Canis Filmes), ETEC Roberto Marinho
Mediação: Bárbara Trugillo (Coord. Formação – SPCine)
09 de outubro – quarta-feira
9h00: Mesa Redonda
David Lynch, artista multifacetado
Profa. Dra. Giovanna Bartucci (Psicanalista)
O livro de cabeceira de Peter Greenaway
Prof. Dr. Antônio Takao Kanamaru (EACH-USP)
Mediador: Prof. Dr. Edson Luiz de Oliveira
14h30: Mesa Redonda
Linguagem Digital e LabArteMídia
Prof. Ms. José Augusto de Blasiis (Un. Metodista de São Paulo), Prof. Dr. Almir Almas (CTR-ECA-USP)
10 de outubro – quinta-feira:
9h30: Mesa Redonda
Realidade Virtual e a Tela Encapsulada
Profa. Ms: Paula Perissinotto (ECA-USP, FILE)
Prof. Dr. Marcelo Zuffo (LaSI-POLI-USP)
Debatedor: Prof. Dr. Artur Matuck (COLABOR-USP)
14h00: Mesa Redonda
O superoitismo dos anos 70 e sua inserção em novos circuitos alternativos sob a ditadura
Prof. Dr. Rubens Luís Ribeiro Machado Junior
(CTR-ECA-USP)
15h30: Mostra de Filmes em 8mm
Mediação: Mestrando Diogo Gomes dos Santos (CECISP) Rodrigo Sousa e Sousa (ETEC Roberto Marinho, Coletivo Mundo em Foco, Festival Super-Off).
17h00: Live-Video
Antinomies I: A partitura perdida de Rogério Duprat Prof. Ms. Itamar Vidal Junior (UNICAMP)
Mediação: Mestrando Daniel Perseguim (PGEHA-USP)