Apresentação
A edição de 2021 do Fórum Cinemática III: O filme documentário e as diferentes formas de enfoque do real, pretende fazer uma revisão histórica do conceito de realismo no filme documentário, reconhecendo-o como um princípio estético ativo e dinâmico, capaz de provocar profundas mudanças no enfoque dado pela direção, através da direção de fotografia ou da montagem.
Pensamos que uma forma produtiva de reinterpretar o conceito de realismo seria utilizá-lo como forma particular de captar a relação entre o objeto representado e o autor da narrativa fílmica, que vai muito além da noção de um simples processo de registro, dependendo em sua elaboração plena do lugar privilegiado em que se coloca quem tem a câmera na mão, como demonstram os diferentes movimentos cinematográficos, Cinèma Vérité, Cinema Direto, Cine-olho, etc., cada um com uma proposta diferente de abordagem do objeto cinematográfico.
Por outro lado, é de conhecimento corrente que o uso da tecnologia digital adotada pelo audiovisual conduz a descoberta de novas formas de percepção, despertando formas inusitadas de afeto, e ocasionado a formação de formas híbridas do discurso estético. Como consequência, existe uma linha tênue que separa o filme etnográfico da reportagem jornalística, à medida que surgem formas particulares de captar “o mundo lá fora”, ou mesmo quando o usuário se torna coautor do texto fílmico. O que abre a oportunidade para o documentário em primeira pessoa e de outras formas de autorrepresentação (autoetnografia).
O Fórum Cinemática III: O filme documentário e as diferentes formas de enfoque do real, pretende oferecer um espaço de discussão sobre a “crise de representação” em que nos encontramos, abrindo novas possiblidades de propostas artísticas. Com o estabelecimento do diálogo com teóricos internacionais e sob esse enfoque, pretendemos discutir as formas narrativas do filme documentário contemporâneo, do videoclipe e da Realidade Virtual, colocando em pauta as diversas possibilidades abertas pela tecnologia digital, num enfoque do Pós-cinema.
Outra temática de interesse a ser apresentada dentro do evento é a palestra do Prof. Steven Shaviro (Wayne State University), “A ontologia das imagens pós-cinemáticas e exemplos de vídeos musicais” (the ontology of post-cinematic images, and examples from music videos), que contará com a mediação da Profa. Dra. Mônica Guimarães Teixeira do Amaral, (FE USP) em cuja companhia, junto com o Prof. Dr. Diego Reis ministramos a disciplina de pós-graduação Do Cinema ao Videoclipe: Um Debate Sobre a Estética da Imagem nas Perspectivas Benjaminiana, da Teoria Feminista e do Debate Decolonial (DIVERSITAS FFLCH USP).
O último painel – Realidades Midiáticas e Modos de Representação – foi organizado pelo Prof. Artur Matuck (ECA DIVERSITAS USP), e contará com acadêmicos e artistas plásticos gregos que trabalham com novas tecnologias. São eles: Marcos Novak (UC Santa Barbara – USA), Dimitris Charitos (University of Athenas), e a artista plástica Loukia Alavanou, a primeira artista grega a possuir uma produtora de Realidade Virtual na Grécia.
PROGRAMAÇÃO
(conferência online canal Youtube da ECA USP)
• 13 de abril de 2021
14 h – Abertura
15h – MESAS DE DEBATES: Economia, distribuição e direito à educação.
Malu Andrade – Diretora de Desenvolvimento e Políticas Audiovisuais do SPCine
Juliana Lira, distribuidora de cinema (Lira Filmes)
Josi Campos (VIdeocamp)
mediação: Giovanni Francischelli (mestrando ECA USP)
Daniel Perseguim (organizador)
17h – Palestra: Steven Shaviro (Wayne State University/ Detroit): “A ontologia das imagens pós-cinemáticas e exemplos de vídeos musicais” (The Ontology of Post-cinematic Images, and examples from Music videos).
Mediadora: Profa. Dra. Monica Guimarães Teixeira do Amaral (Fac. Educação USP)
Link no YouTube – 13/04 – https://youtu.be/7t6GEB6a-tI
• 14 de abril de 2021
14 h – Prof. Mauricio Cardoso – O Filme Documentário no Cinema Novo
15h – Prof. Ms. Ivan Davi e Jodele Larcher – O videoclipe no Brasil
16h – Prof. Ms. Itamar Vidal – Homenagem a Arnaldo Baptista 7.2 .
17h – Palestra: Prof. Shane Denson – “Documentando o real pós-cinemático” (Documenting the Post-Cinematic Real)
Mediadora: Profa. Ms. Gisela Domshke
Link no YouTube – 14/04 – https://youtu.be/zNAvmFST83A
• 15 de abril de 2021
14h – MESAS DE DEBATES: O Documentário Indígena
Tadeu Jungle (FOGO NA FLORESTA, um dia na aldeia dos índios Waurá, RV, 2017).
Divino Tserewahú Tsereptse (cineasta) e a estudante de cinema Emília Top’Tiro (Xavantes).
Medidor: Prof. Dr. Edson Oliveira
15h –Arthur Bandeira e Wilson Surkorski – Hyper Amazonic Pedal
17h – Palestra: Selmin Kara: “O filme documentário na época do Antropoceno”
Mediador: Profa. Dra. Giselle Gubernikoff
Link no YouTube – 15/04 – https://youtu.be/-79SNzWtulY
Links do evento no YouTube
13/04 – https://youtu.be/7t6GEB6a-tI
14/04 – https://youtu.be/zNAvmFST83A
15/04 – https://youtu.be/-79SNzWtulY
16/04 – https://youtu.be/JuhlHBV-L5E
Mesa de debates: Economia, distribuição e direito à educação com Malu Andrade (SPCine), Juliana Lira (Lira Filmes) e Josi Campos (VIdeocamp) Mediação: Giovanni Francischelli (ECA-USP) Coordenação: Daniel Perseguim (PGEHA-USP).
Palestra: A ontologia das imagens pós-cinemáticas e exemplos de vídeos musicais, com Steven Shaviro (Universidade de Washington) Mediação: Monica Guimarães Teixeira do Amaral (DIVERSITAS/FE-USP).
O Filme Documentário no Cinema Novo (Mauricio Cardoso) (14-04-21 – Parte I)
Palestra O Filme Documentário no Cinema Novo, com Mauricio Cardoso (DIVERSITAS/FFLCH-USP).
Palestra: Documentando o real pós-cinemático, com Shane Denson (Stanford University) Mediação: Gisela Domschke (curadora, produtora cultural e pesquisadora do DIVERSITAS)
Mesa de debates: O documentário indígena com Tadeu Jungle (diretor do curta metragem em realidade virtual Fogo na Floresta), Divino Tserewahú Tsereptse (cineasta) e Emília Top’Tiro (estudante de audiovisual)