Em julho 2021, um incêndio no galpão da Cinemateca, localizado na Zona Oeste de São Paulo destruiu parte do acervo, que continha um grande arquivo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – USP.
Se você possui informações sobre o arquivo colaborativo, preencha o formulário abaixo.
Saiba +
O incêndio aconteceu em um galpão da Cinemateca no bairro da Vila Leopoldina, na cidade de São Paulo. A estimativa do Corpo de Bombeiros indicou que o fogo atingiu cerca de 300 m², o que incluiu três salas com arquivos históricos.
As chamas apagaram uma parte relevante do registro audiovisual do país, de importância mundial, e o caso foi visto como um desastre anunciado. O governo já tinha sido alertado sobre o risco pelo Ministério Público, pela imprensa e por especialistas.
Na manhã seguinte ao incêndio, o governo federal publicou um edital para contratar uma entidade para cuidar da instituição em São Paulo.
Cerca de quatro toneladas de documentos sobre a história do cinema no Brasil, incluindo parte do acervo de Glauber Rocha, estavam entre os materiais armazenados no galpão da cinemateca.
Se você tem informações ou é participante de algum filme que possa fazer parte do acervo destruí, preencha este formulário https://forms.gle/TDtExWqtJ6pVqi2r6